sábado, 10 de janeiro de 2015

Ripposati alerta Executivo sobre necessidade de adequações no sistema BRT/Vetor

Algumas rampas estão  mais de 10 cm acima do nível da calçada
Com a iminência de entrar em funcionamento o novo sistema de transporte rápido BRT em Uberaba, o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) faz um alerta ao Executivo para a realização de adequações necessárias no que se refere à acessibilidade nas calçadas para pessoas com deficiência.
Embora reconheça que a Prefeitura vem se preparando com planejamento para o funcionamento do sistema com a implantação de novos acessos aos bairros, a colocação de grades ao longo da Avenida Leopoldino de Oliveira, a construção de rampas de acessibilidade e o anúncio de retirada de estacionamento da via, em breve, o parlamentar aponta para a permanência de obstáculos que impedem a circulação de pessoas com deficiência. Em muitos pontos da via há rebaixamento irregular nas calçadas para facilitar o acesso de veículos nas residências. Para Ripposati, as rampas de acesso às garagens devem seguir um padrão de segurança com nivelamento ao passeio e inclinação acentuada apenas pelo lado de dentro dos imóveis. Ele observa que algumas calçadas estão danificadas há anos e que as rampas de acessibilidade construídas estão inacessíveis por conta do recapeamento asfáltico que criou um obstáculo que impede o cadeirante de utilizá-la.

O parlamentar observa ainda que calçada irregular é uma situação vista em muitos bairros de Uberaba e em grande parte dos municípios brasileiros, resultado da ausência de planejamento urbano que permita o direito de ir e vir a qualquer cidadão, independente de sua condição física, seja ela dificuldade motora, visual ou qualquer outra de efeito limitador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário