sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Convênio entre município e Uniube é reativado na UBS do Alfredo Freire

Convênio entre o município e a Uniube para operacionalização e atendimento na Unidade Básica de Saúde George Chirré Jardim, que atende o bairro Alfredo Freire e região, acaba de ser reativado pela Secretaria Municipal de Saúde, órgão gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. A notícia foi comemorada pelo vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) que fez inúmeras gestões junto ao Executivo pela renovação do convênio, vencido desde 2012.    
O acordo firmado entre a Sociedade Educacional Uberabense, mantenedora da Uniube, e o município tem vigência de 60 meses, podendo ser prorrogado, se for do interesse das partes. A Uniube vai utilizar o espaço para o estágio dos alunos das áreas de medicina, psicologia, educação física, enfermagem, fisioterapia e nutrição.  O convênio assegura ainda o atendimento de um clínico geral, um ginecologista e um pediatra, com carga horária de 40 horas semanais cada um.
Ripposati visitou a UBS e conversou com um dos usuários da unidade
Atualmente, a unidade de saúde do Alfredo Freire funciona com duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e uma equipe de atenção básica com médico, enfermeiro e técnicos de apoio.
Segundo a coordenadora das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Elaine Teles, a atuação dos estagiários e profissionais de saúde da Uniube acontece tão logo inicie o período escolar da instituição de ensino superior, em fevereiro. Ela afirma ainda que a gestão da unidade continua sob a responsabilidade do município, mesmo com a chegada da nova equipe.
A coordenadora das UBS’s destaca a importância do espaço no Alfredo Freire como campo de estágio, oferecendo ao futuro profissional um conhecimento prévio da área de saúde pública, saindo da teoria para prática. Para Elaine, a abertura do município com as universidades vem para contemplar esta carência, possibilitando ainda ampliar a atuação futura de profissionais no sistema público.
O funcionamento da unidade matricial George Chirré Jardim acontece das 7h às 19 h. O vereador Ripposati defende a ampliação do atendimento até 22 h para permitir melhor atendimento à população e evitar aglomeração nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s). O parlamentar defende ainda a reforma da estrutura física da unidade e a ampliação das equipes do Programa Saúde da Família, considerando o pleno desenvolvimento habitacional da região, com a previsão da entrega de mais 560 unidades habitacionais para julho de 2015.

Cleide Mariano – Assessoria do vereador João Gilberto Ripposati

Nenhum comentário:

Postar um comentário