quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ripposati cobra explicações sobre fim da fila eletrônica

O 1º secretário da Mesa Diretora, vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), cobrou explicações do secretário de Saúde, Fahim Sawan, quanto sua declaração de acabar com o atual modelo de fila eletrônica no atendimento aos pacientes do SUS no município, durante Audiência Pública do 1º Quadrimestre de 2014 da Secretaria Municipal de Saúde realizada no plenário da Câmara e presidida pelo vereador Marcelo Machado Borges da Comissão de Saúde da Casa.

Segundo o secretário de Saúde, Fahim Sawan, a ideia é substituir a fila eletrônica pelo agendamento eletrônico, caracterizando o atual modelo de atendimento como cruel. Na prática, garante o secretário, o paciente vai sair do consultório médico com todos os procedimentos marcados, lembrando que pelo sistema em vigor o paciente aguarda em casa até ser chamado para realizar exames e cirurgias. Fahim Sawan ainda esclareceu ao vereador que o prefeito Paulo Piau está assinando decreto para contratar clínicas de exames para realizar principalmente ultrasson, exame com a maior demanda no município atualmente.

Ripposati cobrou ainda do secretário a renovação de convênio entre a Uniube e a unidade matricial de saúde George Chirré Jardim que atende Alfredo Freire e região. Fahim Sawan admitiu que o convênio está vencido, mas que há gestões para renovar a assinatura com a Uniube. Ele assegurou ainda ao vereador que no próximo mês será retomada a coleta de exames de sangue e urina na unidade.

Durante a audiência pública, Ripposati defendeu ainda junto ao gestor de Saúde que o município amplie o número de equipes dos Programas Saúde da Família (PSF’s) para atender maior número de bairros, já que a cidade está em expansão. Ele também pediu atenção especial do governo na definição do modelo de contratação dos profissionais, recebendo a garantia de Fahim Sawan que o prefeito Paulo Piau fará concurso para todas as áreas ainda este ano, como prevê Termo de Ajustamento de Conduta (PAC) assinado com o Ministério Público.

Outro assunto cobrado pelo parlamentar ao secretário de Saúde refere-se à realização de cirurgias bariátricas no município. De acordo com Fahim Sawan, o município assinou convênio com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) para a realização das cirurgias. O início dos procedimentos depende de adequação das instalações, obras que, segundo Fahim Sawan, estão sendo executadas pela instituição de ensino.


Cleide Mariano – Assessoria do vereador João Gilberto Ripposati

Nenhum comentário:

Postar um comentário