quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Ripposati pede atenção da Prefeitura para com os trabalhadores da Zoonoses

Durante sua apresentação na Câmara, nesta quarta-feira (12), o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) pediu a atenção da Comissão de Saúde da Câmara para inclusão, em levantamento que está sendo realizado pela comissão, da situação dos trabalhadores do Centro de Controle de Zoonoses de Uberaba. Segundo o vereador, os agentes do centro estão trabalhando sem matrícula funcional. “Se amanhã, por algum motivo, acontecer um acidente com um deles, como esse trabalhador vai estar protegido nos seus direitos e nas suas condições de trabalhador”, indagou o vereador. Segundo Ripposati, além da questão da matrícula,
Vereador afirma que sem matrícula funcional não há proteção para agentes 
os agentes também sofrem com o salário pago pela Prefeitura. “Com as chuvas, a Dengue pode voltar com toda força em um momento em que os agentes têm seus salários diminuídos. Quero saber por que o salário dessas pessoas não está a contento, já que estão recebendo o equivalente a 15 dias de trabalho? Por que eles estão sem matrícula?”. O vereador destacou que nesse período de seca já foram identificados focos de Dengue na cidade, devido aos reservatórios feitos pela população em casa para driblar o problema no abastecimento de água. “Quero pedir aqui a inclusão desse assunto aos outros que estão sendo levantados pela comissão, porque essa questão citada é emergencial. Temos que verificar com os Recursos Humanos e a Secretaria de Saúde o que está acontecendo”.
De acordo com Ripposati, houve votação de uma Lei que garante o piso nacional para os agentes da Zoonoses, no entanto para que eles tenham direito ao piso é necessário que sejam efetivos no cargo. “E para ser efetivo é necessário ter sido aprovado em concurso, e não houve um”.  
O parlamentar demonstrou preocupação, também, com o número de funcionários trabalhando nas ruas de Uberaba e as desistências que acontecem, já que muitos desanimam do emprego. “Quando você seleciona esses trabalhadores, e eles começam na função, alguns desanimam em continuar, ocorrendo aí uma oscilação no contingente. E dependemos desses trabalhadores no controle da dengue na cidade”.
Ripposati solicitou aos colegas para que seja feito levantamento pautado em algumas prioridades, “já que amanhã teremos reunião com prefeito. E gostaria que o primeiro item nessa pauta, fosse a situação na Zoonoses. Esses trabalhadores não podem viver um momento de insegurança”.
Documento - O vereador solicitou ao presidente Elmar Goulart (SD) para que seja elaborado um documento, pelo Poder Legislativo, com as propostas dos vereadores para Uberaba, e que estão traduzidas através de projetos de lei, requerimentos e indicações. “Muitas das vezes, propostas executadas na cidade são oriundas do vereador, mas a característica é do Executivo. E às vezes não chega ao conhecimento da população que aquela iniciativa foi do Poder Legislativo. Que fique registrado aqui meu pedido que, com certeza, irá dar um norte no sentido de mais força para que o Legislativo possa pautar e priorizar suas ações no item em favor do desenvolvimento de Uberaba”, finalizou.

Fonte: Departamento de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário