sábado, 1 de novembro de 2014

Ripposati alerta população que continue a racionar água

Vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) fez hoje um apelo à população para que mantenha o racionamento no consumo de água. O parlamentar visitou vários trechos da bacia hidrográfica do rio Uberaba e constatou que o nível do rio continua muito baixo, apesar das chuvas que caíram no último fim de semana e que melhoraram a vazão. Ele é autor do requerimento que solicitou ao Executivo decretar Estado de Emergência no município, diante da escassez de água.

Na captação do rio Uberaba não há água, como mostra vereador
Ripposati avalia que os problemas de abastecimento de água não são pontuais no que se refere ao município, basta que a população acompanhe as notícias em nível nacional para constatar que o recurso está se tornando escasso em função das mudanças climáticas no país. Assim sendo, o alerta deve continuar enquanto o volume de água for insuficiente para abastecer toda a cidade, e enquanto não haja adoção de medidas concretas que possam estabilizar o sistema do rio Uberaba, como por exemplo, a preservação das matas de topo, encostas e ciliares, a construção de barragens no rio e seus afluentes e a fiscalização permanente quanto à captação irregular de água.

Ao visitar a captação de água do Codau, nesta quinta-feira, o vereador constatou a necessidade de retomar os serviços de dragagem onde estão instaladas as bombas de recalque, no momento em que o nível for favorável. Ele defende a limpeza no local para permitir maior reserva de água e evitar possíveis acidentes que possam levar a queima de equipamentos em função do volume de resíduos acumulados.
Reunião pública - O parlamentar mantém o compromisso assumido na última audiência pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) realizada pelo Executivo de que realizará uma reunião com a participação dos delegados eleitos nas conferências regionais, com representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas do município e com demais segmentos para analisar o projeto de lei do PMSB que contempla ações para os próximos 20 anos sem, contudo, prejudicar a tramitação e votação da matéria pelo plenário da Câmara.   A matéria deverá ser entregue ao Legislativo no dia 4 de novembro, conforme anúncio do presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto.

Cleide Mariano – Assessoria do vereador João Gilberto Ripposati



Nenhum comentário:

Postar um comentário