quinta-feira, 8 de maio de 2014

Secretaria Especial dos Direitos dos Animais poderá ser implantada em Uberaba

Foi aprovado pelos vereadores da CMU o requerimento de autoria de João Gilberto Ripposati (PSDB) e Denise Max – Denise da Supra (PR), solicitando a criação da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais no município de Uberaba (Seda), a exemplo das cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.

Segundo Ripposati, a Seda terá, entre suas atribuições, o planejamento, coordenação e execução de ações voltadas à efetivação das políticas para os animais, por meio da interlocução com a sociedade civil, entidades e Poder Público. Deverá também, disse o vereador, promover e acompanhar a execução dos contratos e convênios.

Ripposati destacou que será de responsabilidade da secretaria promover e organizar eventos com o objetivo de discutir diretrizes para as políticas públicas a serem desenvolvidas e implantadas na área da defesa e bem-estar animal no município, assim como fortalecer e apoiar as ações voltadas aos movimentos e organizações não-governamentais. Acrescentou que a Seda terá também a função de planejar e adotar as providências necessárias para garantir o cumprimento da legislação, bem como organizar, gerenciar e capacitar grupo de voluntários para dar suporte a projetos relacionados à causa animal.

A vereadora Denise Max disse que a criação da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais significa um grande salto de qualidade na relação do poder público para com as políticas voltadas aos animais. “No meu ponto de vista, a secretaria geraria um ‘olhar mais profissional’ para os nossos animais. Seria um espaço especializado que orientaria as protetoras sobre medidas de emergência em casos de maus-tratos e ainda teria condições de realizar campanhas de conscientização sobre adoção e posse responsável. Pode, ainda, se tornar um respaldo importante para quem realiza o trabalho de forma voluntária, sem nenhum apoio”, justificou a vereadora.

Departamento de Comunicação – 07/05/2014
Câmara Municipal de Uberaba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário