quinta-feira, 30 de maio de 2013

Reunião define linha de produção para reativação do Centro de Processamento de Alimentos na Palestin

A unidade fechou as portas em janeiro deste ano por estar ociosa

Três setores de produção envolvendo o mel, a mandioca e o leite deverão ser implantados no Centro de Processamento para beneficiamento e transformação de produtos agropecuários, instalado na região da Palestina desde 2007.
  
O vereador João Gilberto Ripposati e o secretário de Agricultura, Danilo Siqueira, se reuniram com os assentados do crédito fundiário e do Incra, na última terça-feira, na sede da Fazenda Tereza do Cedro, para ouvir os produtores e definir critérios e normas para a reativação do centro de processamento, fechado em janeiro deste ano.  

O encontro reuniu membros da Associação dos Trabalhadores Rurais da Fazenda Santa Tereza do Cedro, Associação dos Acampados Santa Tereza e Associações Pró-Roça e Paz na Terra.
  
A unidade de processamento foi construída com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com contrapartida da Prefeitura, mas, de acordo com o presidente da Associação Paz na Terra, Paulo Borges, o projeto original foi alterado e não atendeu as expectativas dos produtores. Ele procurou o vereador Ripposati que acionou a Secretaria Municipal de Agricultura. 

De acordo com o secretário Danilo Siqueira, a desativação do centro foi motivada pela demanda negativa que gerava despesas sem receita, sobretudo, receita social de atender ao bem comum.  "A função da Secretaria de Agricultura é dotar as comunidades rurais (agrovilas) de toda a estrutura necessária para que o homem permaneça no campo, seja estrutura de serviços básicos, segurança, saúde, lazer e, principalmente, de emprego e renda", afirmou o secretário, lembrando que a reunião com os produtores teve o objetivo de traçar um diagnóstico da situação e apresentar soluções viáveis. 

Além de assumir o compromisso de preparar o solo para o plantio, a Secretaria de Agricultura apresentou parceiros para os empreendimentos. No que se refere à produção de mandioca, as ramas serão doadas pelo produtor Dorvalino Foscarini, que falou de sua experiência aos produtores e se colocou à disposição para orientar o plantio, bem como fez a doação de cinco mil quilos de mandioca para fabricação de farinha.  Outro parceiro apresentado pelo secretário Danilo Siqueira foi o produtor de mel, Fabrício Malaquias, que ressaltou o potencial da região para a produção do mel "cipó uva", um dos mais valorizados do mercado por não cristalizar facilmente. O produtor vai apresentar técnicas de captura de enxames e a Emater irá disponibilizar equipamentos para o processamento do alimento. Quanto à produção de queijo, deverá ser assumida pelos produtores da Associação Paz na Terra que já desenvolvem a produção artesanal. Técnicos da Prefeitura também apresentaram sugestões de ampliação da estrutura física do centro para atender aos produtores.

Considerando a reunião altamente positiva para os produtores, o vereador Ripposati ressaltou ainda a importância da criação de uma cooperativa, proposta pelo secretário Danilo Siqueira, que dará  sustentabilidade aos negócios. "O Brasil avança muito com o sistema cooperativista e acredito que essa proposta deverá ser analisada por todas as associações de produtores", afirmou o vereador.

Também participaram da reunião na sede da Fazenda Tereza do Cedro, representantes da Emater, do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e técnicos da Secretaria de Agricultura. 


Jornalista Cleide Mariano - Assessora do vereador João Gilberto Ripposati

Nenhum comentário:

Postar um comentário