segunda-feira, 20 de maio de 2013

Parlamentar reivindica ações para a melhoria da saúde

19/05/2013
Superlotação do HC da UFTM faz com que o vereador João Gilberto Ripposati entre com três requerimentos para conseguir mais resolutividade na saúde

O setor da Saúde em Uberaba e região mereceu atenção do vereador João Gilberto Ripposati, que, ontem, teve três requerimentos aprovados. Um deles solicita a realização de audiência pública para debater o atendimento das Unidades de Pronto-Atendimento e internações hospitalares, para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e rever a política pública de saúde. “O objetivo é promover uma aproximação dos gerentes das UPA’s [Unidades de Pronto-Atendimento] com o Hospital de Clínicas da UFTM. Sentar todos à mesa e alinhar as informações, porque elas estão muito desencontradas e geram desconforto para a população. É preciso uniformizar essas informações, como as referentes à falta de macas. Temos de trabalhar com informações certas. O HC tem de ter condições de trabalhar. Sabemos que a instituição está superlotada e, por isso, temos de rever a média complexidade e o atendimento de cirurgias eletivas”, avaliou Ripposati.

Em outro requerimento, Ripposati solicita ao secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, que viabilize a participação e o credenciamento de hospitais das cidades da microrregião (Axará e Sacramento) para o atendimento de média complexidade aos usuários do SUS. Ele lembra que os hospitais dessas cidades já são credenciados, mas têm de ampliar a oferta e ter mais resolutividade.

O vereador solicita ao prefeito Paulo Piau que o município celebre contratos para os serviços na área de saúde pública, com os hospitais, para atendimento aos pacientes do SUS. “Com estes equipamentos, fica mais fácil encaminhar os pacientes para o Hospital de Clínicas da UFTM, já que eles terão um diagnóstico mais preciso. A ausência desses contratos tem aumentado a demanda dos serviços do HC e acarretado demora na realização de cirurgias”, avaliou o vereador. “Uberaba é uma cidade que tem respeito por todos os municípios e acaba atraindo pacientes para cá. É uma questão cultural, porque as pessoas sabem que Uberaba tem uma marca forte de atendimento de qualidade e profissionais qualificados. Mas temos de fazer uma campanha para que as pessoas das cidades vizinhas saibam que os profissionais de lá também são qualificados e muitos deles são de Uberaba”, disse.

Ripposati afirmou, ainda, que, além da preocupação com o Hospital Regional, é necessário debater e trabalhar pela ampliação do HC da UFTM, que está precisando urgentemente de ampliação, não ficando presos somente ao Regional.
Maria das Graças Salvador



Nenhum comentário:

Postar um comentário