quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ripposati preocupado com obesidade infantil


Reivindicações
24/09/2010
Parlamentar também encaminhou várias solicitações para a prefeitura, no tocante a limpeza e urbanização



Lembrando que a obesidade infantil atinge cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes, segundo dados da Fiocruz, o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), afirmou que o município deve implementar políticas públicas para combater este mal. O vereador lembrou que o problema da obesidade não se restringe apenas as “piadas” dos colegas, mas também traz sérios problemas de saúde para os jovens, como deficiências cardiovasculares, aumento dos níveis de colesterol e triglicérides, má formação do esqueleto, hipertensão, diabetes, entre outros. Para Ripposati o município deve pensar no futuro. “Se incentivarmos a alimentação saudável, a pratica de exercícios e outras ações neste sentido, com certeza a prefeitura terá que investir menos em saúde no futuro. Uma criança obesa pode se torna um adulto doente. Saúde pública se pensa desde a gravidez, com prevenção. E os dados são alarmantes, não há tempo a perder”, destacou ele.

As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar, entre outros. Ainda em relação à obesidade, Ripposati afirmou que a prefeitura, Estado e União, devem ser unir e traçar metas para liberação de cirurgias bariátricas para os cidadãos que estão aguardando este procedimento. O parlamentar lembrou que um grande número de cidadãos obesos também sofrem de depressão, se sentido excluídos do convívio diário das pessoas que não são obesas e que não sofrem das mesmas dificuldades.

Limpeza – Outra solicitação do vereador Ripposati, refere-se as praças públicas que, em sua maioria, se encontram descuidadas. O vereador lembra que o município dispõe de Lei para fazer parcerias, mas que mesmo assim, não implementa mecanismos para efetivá-la. “As praças estão abandonas, sujas e com a vegetação morrendo. Entendo que é tempo de seca, mas quando mais ficar assim, pior fica a falta de umidade do ar. Uma praça bem cuidada traz uma sensação de bem estar, em um momento de sequidão como estamos vivendo. Além do mais, falta limpeza. Cobram do cidadão, mas não estão dando exemplo”, destacou.

Urbanização – O vereador solicitou também, através de requerimento, a urbanização do gramado do campo de futebol do Alfredo Freire II, além da construção de um Centro Social Urbano, para atender os bairros: Beija-flor, Pacaembu e Morumbi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário