terça-feira, 18 de setembro de 2012

Ripposati conquista mutirão da Cohab para Uberaba

Habitação
 30/11/2011

Cerca de 4.500 uberabenses que ainda não conseguiram a escrituras das casas obtidas através da Companhia de Habitação do Estado de Minas (Cohab Minas) terão a oportunidade de regularizar a situação. A conquista do mutirão acontece através do trabalho desenvolvido pelo vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), que esteve mais uma vez na Cohab, em Belo Horizonte, cobrando a realização do trabalho na cidade.

O vereador se reuniu com o diretor de Habitação da Companhia, Fradique Gurita da Silva. Ele explicou que o serviço é terceirizado e que ainda no mês de dezembro vai acontecer o pré-lançamento do projeto na cidade, para treinamento das equipes. A previsão é de que o mutirão tenha início da segunda quinzena do mês de janeiro.

Em todo o Estado de Minas são mais de 500 conjuntos habitacionais e 40 mil escrituras, sendo que 120 cidades já pediram o mutirão, para agilizar os procedimentos de entrega dos documentos. "É direito do cidadão, que pagou em 20, 30 anos, e um dever da Cohab fazer a entrega", afirmou o diretor. 

Gurita explicou que os mutuários de Uberaba são moradores dos bairros Alfredo Freire, Volta Grande, Silvério Cartafina, Cássio Resende 1 e 2, Boa Vista e Tutunas, este último o mais antigo conjunto habitacional da cidade. Ripposati, que há cerca de dois anos tentava trazer o mutirão a cidade, lembra que esta á uma ótima oportunidade de regularizar a situação e conseguir a liberação das escrituras, que só terão valor após registro em cartório. "É importante lembrar também, que se perder o prazo para registrar em cartório, poderá perder a validade do documento, voltando a estaca zero", alertou o vereador.

Por isso, conforme lembrou o diretor da Cohab, as parcerias são muito importantes, com os próprios cartórios, além da Câmara Municipal, prefeitura, entre outros seguimentos da sociedade. O local onde o mutirão vai acontecer na cidade ainda será definido. Outro aspecto importante lembrado por Ripposati é que, estando com a escritura em mãos, o proprietário do imóvel finalmente poderá ter acesso a financiamentos para reforma e ampliação, o que até então não é permitido.

A Cohab foi criada em agosto de 1965 pelo governo estadual, com a finalidade de combater o déficit habitacional e urbanizar vilas e favelas. De acordo com o site do órgão, o governo de Minas já entregou quase 27 mil casas em todas as regiões do Estado, enquanto cerca de 1,6 mil estão em construção e mais de 3 mil já foram concluídas. 

Fonte: Câmara Municipal de Uberaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário