sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Ripposati quer selo para empresas que trabalhem a inclusão de pessoas deficientes

Com objetivo de reconhecer as iniciativas comerciais e empresariais que favoreçam a integração das pessoas com deficiência, o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) apresentou na Câmara Projeto de Resolução que institui o "Selo Empresa Inclusiva". Ripposati disse que a intenção com a proposta é "reconhecer, homenagear e ao mesmo tempo incentivar as empresas atuantes em qualquer setor econômico [entidades sem fins lucrativos, proprietários rurais, enfim, qualquer empregador legal] que favoreça a integração e/ou a melhoria da qualidade de vida, por qualquer forma, das pessoas com deficiência, e ajude ainda na formação de sua experiência profissional".

O vereador destacou que conforme a proposta a empresa com cem ou mais empregados deverá preencher de 2% a 5% dos seus cargos, com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência habilitadas, na seguinte proporção: até 200 empregados – 2%; de 201 a 500 empregados – 3%; de 501 a 1.000 empregados – 4%; e de 1.001 em diante – 5%. "Desta forma, conclui-se obrigatória a contratação de pessoas com deficiência ou beneficiárias reabilitadas, independentemente do tipo de deficiência ou de reabilitação", concluiu.

O prazo de validade do selo será de 24 meses, contados a partir da data de sua concessão, podendo ser renovado por iguais períodos, condicionado a outras iniciativas que venham a ser adotadas pela empresa. Ripposati destaca que serão consideradas iniciativas comerciais e empresariais favoráveis à inclusão das pessoas com deficiência, a reserva de postos de trabalho específicos pelas empresas com até 100 funcionários; adoção de soluções arquitetônicas que favoreçam a acessibilidade de seus funcionários e/ou o público em geral, entre outras. "Um dos maiores problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência é a sua integração e inserção ao mercado de trabalho, e, em conseqüência, a sua ascensão profissional. O apoio de empresas dispostas a contribuírem é imprescindível para a formação de futuros e competentes profissionais, criando-se assim o ciclo que fomentará a economia do Estado", finalizou.

A pessoa jurídica agraciada receberá o Selo em sessão solene a ser realizada a cada dois anos, pela Câmara Municipal de Uberaba.

Dados - A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 450 milhões de pessoas da Terra apresentam uma forma ou outra de deficiência física ou mental. Aproximadamente 12 milhões, destas, são brasileiras, ou seja, uma em cada dez pessoas (10%) da população nacional. A grande maioria das pessoas com deficiência mora em países em vias de desenvolvimento.

Jornalista Karla Ramos
Departamento de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário