quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Piau quer zerar déficit habitacional em Uberaba

Paulo Piau assina a construção de mais 540 casas no loteamento Alfredo Freire IV, no valor de R$ 35,1 milhões, cujas obras estão a cargo da construtora Elglobal
Prefeitura de Uberaba, através da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) e Caixa Econômica Federal (CEF), assinou ontem a construção de mais casas dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. Serão construídas 540 casas no loteamento denominado Alfredo Freire IV. O investimento é da ordem de R$ 35,1 milhões. Em oito meses de governo, o prefeito Paulo Piau já viabilizou a construção de 5.300 novas unidades habitacionais do programa.

O anúncio contou com o staff da CEF que, na oportunidade, apresentou o novo superintendente regional, Claiton Rosa Carneiro, em substituição a José Geraldo Sales. A construtora Elglobal, de Uberlândia, será a responsável pela construção das unidades, que deverão ter início já em setembro. A previsão de conclusão da obra é em 15 meses. De acordo com o projeto, são unidades de cerca de 43 m², compostas de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área externa de serviço.

Equipamentos de serviços públicos – Durante o evento, o superintendente regional de Engenharia de Construção da CEF, Marciano de Freitas Matos, entregou ao prefeito Paulo Piau ofício informando que, em função da Portaria 168, de 12 de abril de 2013, a prefeitura deverá realizar diagnóstico da necessidade de construção de equipamentos de serviços públicos nos loteamentos, bem como as áreas disponíveis e documentação. Para essas obras serão destinados 6% do valor do empreendimento, sem contrapartida da prefeitura. Isso vale inclusive para os loteamentos já criados e para os que ainda serão construídos. Dentre os equipamentos estão escolas, creches, parques. A Caixa também informou que serão colocados pisos em todas as unidades que foram entregues sem esse benefício. Para isso, uma construtora será contratada para fazer o levantamento e iniciar os trabalhos. Quanto à colocação de muros, reivindicação de moradores endossada por vereadores, o superintendente diz que não existe decisão sobre a entrega de casas com muros e que eles devem ser feitos pelos próprios mutuários.

Para o presidente da Cohagra, Wagner do Nascimento Júnior, a construção dessas novas unidades demonstra mais uma vez a preocupação do prefeito Paulo Piau com o social, com a melhoria da qualidade de vida da população. “Não estamos medindo esforços para atender a demanda da população de Uberaba. Sabemos da ansiedade das famílias que não têm moradia. Estamos buscando recursos e parcerias para realizar o sonho da casa própria de milhares de pessoas.”

O vereador João Gilberto Ripposati, presente na solenidade, elogiou o trabalho do prefeito Paulo Piau e ressaltou a importância da construção destas novas unidades que preencherão o espaço urbano vazio no Alfredo Freire, explicando que esse loteamento dará mais tranquilidade à população do bairro.

O novo superintendente da CEF disse que pretende realizar novas parcerias com a prefeitura, enfocando que o fator credibilidade de Paulo Piau é fundamental para qualquer negociação. “Estamos dispostos a novas parcerias com a Prefeitura de Uberaba. Trabalhar com um prefeito como Paulo Piau é seguro porque ele é um gestor que se preocupa com o social. Isso para a CEF é muito importante”, disse Claiton Rosa Carneiro.

O prefeito Paulo Piau fez questão de elogiar o trabalho do presidente da Cohagra, salientando que a atuação de Wagner do Nascimento Júnior tem alcançado os objetivos propostos. “Hoje, o déficit habitacional de Uberaba é algo em torno de dez mil unidades. Até agora já viabilizamos mais de cinco mil casas e a nossa meta e zerar o déficit. Temos a convicção de que precisamos qualificar a demanda para entregar casa para quem precisa de casa. Temos um compromisso social com a população e vamos trabalhar nesse sentido”, garantiu Piau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário